Guia para iniciantes na meditação Tummo

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Se você está curioso sobre os benefícios da visualização, deve explorar os surpreendentes poderes da meditação Tummo. Este estilo de meditação budista tibetano utiliza práticas de visualização e respiração para aumentar o calor do corpo. Isso significa que as pessoas que praticam esse estilo podem suportar temperaturas extremamente baixas.

O ato de controlar o calor do corpo dessa maneira permite que você queime os pensamentos negativos, canalizando o seu ‘fogo interior’. Continue lendo se você espera descobrir um estilo de meditação que enxágue pensamentos impuros e dê a você maior controle de sua mente e corpo.

O que é meditação Tummo?

Tummo é a palavra tibetana para ‘fogo interior’. Este tipo de meditação constitui uma faceta dos ciclos tântricos de meditação, controlando o calor dentro do corpo.

Usando técnicas específicas para visualizar a energia quente e brilhante e, em seguida, segurando e liberando essa energia através dos músculos e da respiração, você pode gerar um calor interno irradiante.

Os monges budistas desenvolveram essa prática antiga no Himalaia há vários milhares de anos. Ainda hoje, os mosteiros budistas são locais comuns para encontrar pessoas manifestando seu fogo interior.

Os segredos desse estilo foram cuidadosamente guardados nessas comunidades. Isso explica por que muitas vezes passa despercebido em comparação com outros tipos populares de meditação.

Herbert Benson, um médico, professor e fundador do Mind / Body Medical Institute no Massachusetts General Hospital, estudou monges nas montanhas do Himalaia enquanto eles praticavam a meditação Tummo na década de 1980. Apesar de sua extensa pesquisa sobre o tópico da conexão mente-corpo, ele ficou chocado que esses monges foram capazes de aumentar o calor do corpo em até 17 graus.

Alguns dizem que é necessário desenvolver esse estilo de meditação, pois ele produz resultados poderosos. Se o seu corpo não tem capacidade para tolerar os estilos de respiração exigidos, você pode ficar tonto.

Esta é outra razão pela qual este método foi protegido e reservado para meditadores avançados no passado. No entanto, o conhecimento do estilo está se espalhando lentamente, em parte devido a um personagem improvável.

O guru do fitness holandês Wim Hof, apelidado de ‘Homem do Gelo’, ficou famoso por aumentar o calor de seu próprio corpo o suficiente para fazer algumas realizações chocantes. Algumas de suas conquistas mais famosas são escalar o Monte Everest de shorts e correr uma meia maratona na neve descalço.

Embora o Método Wim Hof ​​seja um pouco diferente, é dito que se assemelha muito à meditação Tummo. Os três pilares de seu método são meditação, exercícios respiratórios e exposição ao frio.

Os monges budistas geralmente praticam a exposição ao frio ao desenvolver suas habilidades nesta prática. Eles tiram as roupas e colocam panos úmidos e frios diretamente sobre a pele. Em seguida, eles usam suas técnicas de meditação para aumentar o calor do corpo o suficiente para secar completamente o pano. Às vezes, eles até fazem competições para ver quem consegue secar mais roupas em menos tempo.

Mesmo se você não deseja correr descalço na neve, vale a pena explorar esta prática de meditação em sua prática diária de meditação.

Como funciona a meditação Tummo?

Apesar de sua reputação de oferecer o que parecem ser superpoderes, você pode praticar a meditação Tummo por vários motivos. As pessoas que praticam este estilo de meditação relatam resultados rápidos, incluindo maior clareza mental e maior confiança.

Todos nós temos energia que ocorre naturalmente em nossos corpos. Freqüentemente, gastamos essa energia desnecessariamente com estresse e preocupação. Por meio das etapas de visualização, respiração e aquecimento intencional do corpo, você pode aprender a controlar a energia dentro do corpo. Você pode canalizar e armazenar essa energia para um uso mais intencional e evitar o desperdício de energia e a exaustão.

As visualizações geralmente envolvem imaginar um canal oco dentro do corpo. Depois de abraçar essa sensação de vazio, você começa a imaginar o calor dentro de sua barriga. Meditações diferentes usam imagens diferentes, mas a ideia é sempre a mesma. Ao combinar a técnica de respiração com um foco intenso na sensação de calor, você começa a aumentar sua temperatura interna.

Este método funciona através do emprego de uma técnica de respiração que traz uma quantidade maior de oxigênio para o corpo.

A prática envolve contrair os músculos do assoalho pélvico enquanto inspira totalmente pelo nariz. Um foco intencional é colocado nos chakras inferiores, pois dizem que eles carregam o calor interno do corpo. Ao expirar, você libera a contração muscular e expira suave e completamente.

Ao se concentrar intencionalmente nesta técnica de respiração e na visualização que a acompanha, você também desvia sua mente do pensamento, permitindo mais paz mental.

Você pode escolher esta prática em vez de outros estilos de meditação por causa de seus benefícios rápidos. Algumas pessoas até usam esse método para obter clareza mental antes de se sentar para uma meditação silenciosa simples.

Além do aquecimento imediato e da sensação desintoxicante dessa prática, muitos benefícios valem a pena explorar.

Alguns dos muitos benefícios deste estilo de meditação são:

  1. Abertura de chakra
  2. Maior foco e clareza mental
  3. Saúde melhorada
  4. Maior confiança
  5. Memória melhorada
  6. Maior nível de calma
  7. Suportando temperaturas extremas de frio
  8. Relaxamento mental e físico
  9. Freqüência cardíaca reduzida
  10. Pressão arterial baixa
  11. Promove coração e pulmões saudáveis
  12. Aumenta a alegria
  13. Capacidade de prender a respiração por longos períodos
  14. Maior resistência física

Por que a meditação Tummo?

Escolha este método de meditação para uma maneira rápida e poderosa de limpar a mente. Você pode praticar este método antes de outras formas de meditação para alcançar a quietude mental antes de sentar em silêncio. Use essas técnicas para obter controle sobre sua energia interna, aprender a canalizá-la de maneira positiva e chegar a um estado de ser mais confiante e alegre.

Como aprender a meditação Tummo

Muitas vezes as pessoas aprendem essa meditação em centros ou mosteiros budistas, ou com especialistas e gurus do método.

Muitos monges budistas, freiras e outras pessoas dentro da fé vêem esta prática como um segredo reservado para meditadores avançados e seguidores da tradição tradicional Vajrayana budista. Devido ao seu imenso potencial de cura, esta meditação se espalhou lentamente e agora é mais comumente praticada no mundo ocidental.

Wim Hof ​​também começou a ensinar seu método para grupos ao redor do mundo. Seu método usa técnicas semelhantes, mas não tem base na religião ou espiritualidade.

Seus ensinamentos se concentram na biologia humana e em nosso potencial para desbloquear poderes ocultos em nossa natureza. Ele faz cursos presenciais e também tem um curso de vídeo de dez semanas disponível online.

Versões dessa prática de meditação foram recentemente introduzidas nas aulas de ioga, bem como em livros e vídeos disponíveis ao público em geral.

Existem muitos vídeos disponíveis online para ensinar os métodos desta meditação, mas eu sugiro fazer pesquisas e desenvolver a prática antes de mergulhar.

A melhor maneira para um iniciante aprender a Meditação Tummo é aprender os conceitos básicos e começar a explorá-los lentamente. É melhor consultar um professor qualificado antes de pular direto para a prática, mas ler e coletar informações pode ser um ótimo ponto de entrada quando você começa a explorar o estilo.

Praticar com outras técnicas de visualização e respiração também pode ajudá-lo a desenvolver essa prática.

Ao fortalecer essas habilidades, você torna mais fácil construir visualizações mais profundas e se ater a elas sem se distrair. Quanto mais você trabalhar nessas habilidades, mais poderá utilizá-las como ferramentas em qualquer prática de meditação.

Como fazer a meditação Tummo

Embora a meditação Tummo seja melhor praticada com a presença de um instrutor, há muitos recursos para experimentar os elementos dessa prática em casa. Aqui, forneci um Script de Meditação Tummo guiada sobre como fazer esta meditação em casa.

Sempre tenha cuidado com essas práticas e explore-as em um ritmo que seja confortável para você.

Primeiro, encontre um assento confortável. Você pode sentar-se em uma esteira ou almofada de meditação.

Certifique-se de que sua coluna esteja reta e que suas pernas estejam cruzadas uma sobre a outra. Você pode descansar as mãos suavemente sobre os joelhos.

Feche os olhos e tente aquietar a mente.

Visualize um canal oco passando verticalmente por seu corpo. O espaço dentro de seu abdômen torna-se oco. Esse canal central oco sobe pelo corpo, refletindo a coluna vertebral.

Visualizou dois canais laterais mais finos que começam em cada narina e descem pelo corpo em cada lado da coluna.

Sua pele está brilhante e quente, e seu corpo é oco, separado desses canais.

Imagine uma chama dentro da bacia de sua pélvis. Contraia o assoalho pélvico para intensificar essa sensação e começar a canalizar o calor.

Inspire pelo nariz e deixe o ar viajar para encontrar o calor que você criou nos chakras inferiores.

Prenda a respiração aqui enquanto for confortável para você.

Ao expirar, solte os músculos contraídos e libere o ar suave e completamente. Visualize esse ar subindo de sua pélvis e espalhando o calor ao sair de seu corpo.

Repita essa sequência, concentrando-se na visualização do calor em sua barriga e permitindo que ele suba para purificar cada um de seus chakras.

Se algum pensamento surgir durante esse processo, observe-o sem julgá-lo e, em seguida, libere-o.

À medida que o calor e a energia finalmente alcançam sua coroa, você sente uma liberação em profundo relaxamento e alegria. Permita que essa sensação o envolva enquanto você permanece sentado em observação. A alegria que você sente é pura e abundante, mas sua mente mantém um estado de calma inabalável.

Depois de passar vários minutos limpando sua mente e aproveitando as sensações físicas dessa prática, volte lentamente para o seu corpo e abra os olhos. Observe como seu corpo se sente.

Tente manter essa qualidade de relaxamento vibrante ao iniciar o dia. Canalize essa sensação ao longo do dia e volte regularmente a essa prática para ampliar os benefícios que sente dentro e fora da prática em si.

Pensamentos finais

A meditação Tummo oferece ferramentas para aprofundar sua prática de meditação, aumentar sua confiança e amplificar sua resistência física. Este estilo de meditação budista tibetano permite que você controle o calor do corpo e acalme a mente por meio da respiração e da visualização.

Se quiser, você pode até usar essa prática para desenvolver uma maior tolerância a condições extremas de frio. Para praticar como os monges budistas, você pode colocar panos gelados na pele e praticar secá-los usando a capacidade de aquecer o corpo.

Canalizando seu ‘fogo interior’, você desbloqueia seu potencial físico e aumenta a alegria que sente em sua vida diária. Mesmo que não deseje usar este método para praticar esportes radicais ou tolerar banhos de gelo prolongados, você ainda pode se beneficiar muito com as maravilhas desse estilo de meditação.

Se esta introdução despertou sua curiosidade, encorajo você a descobrir a meditação Tummo por si mesmo. Use meu guia como um trampolim para sua exploração, verifique um livro ou curso introdutório e use essas técnicas para encontrar uma abundância de benefícios em sua própria prática de meditação.

 

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