Meditação na água: Eliminando o estresse

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Retornando a esta antiga prática energética chamada Meditação na Água, retornamos a um estado natural – sem forma, fluindo, poderoso, calmo, claro e puro. E, coincidentemente ou não, nosso estado natural passa a refletir as mesmas qualidades dessa própria substância sagrada.

A água aparece em muitas tradições espirituais, reverenciada e considerada sagrada. É um tema central do taoísmo, onde a meditação na água é usada como um veículo para nos transportar de volta à nossa essência.

O que é meditação na água

É possível que a água como estilo de meditação seja tão atraente porque, no fundo, ansiamos ser mais parecidos com ela. Seus efeitos são tão poderosos que a simples visão, som ou toque dele é suficiente para nos levar a um estado de paz.

Afinal, a água representa mais da metade de quem somos. O adulto humano médio é composto por cerca de 50-65% dela (ainda mais quando é uma criança). A própria rocha sobre a qual nos sentamos é 71% de água. Não há dúvida de que essa substância fundamental para a vida está profundamente conectada a todos nós.

Em todas as culturas e religiões, o elemento água é usado como uma analogia para o sagrado – significando pureza, clareza e calma.

  • No Cristianismo, a água é usada no batismo para simbolizar a purificação; um renascimento de um novo homem / mulher em Cristo.
  • Além de purificar, na cultura islâmica a água é vista como doadora de vida e sustentadora. O ato de dar água a outro ser vivo é considerado nobre e muito recompensado.
  • Nas religiões xintoístas do Japão, a água é usada para rituais de purificação; como ficar embaixo de cachoeiras frias na floresta. Os praticantes xintoístas vêem a água como um símbolo do fluxo da vida.
  • Os hindus e outras religiões da Índia veem a água de uma maneira semelhante. Nessas culturas, é visto como um método de purificação e lavagem do pecado, com os devotos indo em massa aos rios sagrados para se banhar.
  • A água é um tema recorrente no zen-budismo, possivelmente por causa de seus laços estreitos com o taoísmo. O fundador do Zen, Dogen, era conhecido por tratar a água como preciosa; certificando-se de nunca desperdiçar uma gota e muitas vezes usando isso como uma metáfora em seus ensinamentos.
  • A água é mais facilmente associada e atribuída ao taoísmo filosófico ; uma antiga tradição chinesa que remonta a mais de 2.500 anos até seu fundador Lao Tzu e seu livro “Tao Te Ching”.

Mas em vez de focar na substância real da água, no Taoísmo, é usado principalmente como uma analogia – dissolvendo o que o bloqueia, fluindo, tomando forma e tornando-se um com tudo o que toca.

A água como “O Caminho” (ou “O Tao”) pode ser resumida por Bruce Lee, que foi profundamente inspirado pelos ensinamentos do Taoísmo quando foi citado como tendo dito:

“Seja como a água abrindo caminho através das rachaduras. Não seja assertivo, mas ajuste-se ao objeto e você encontrará uma maneira de contorná-lo ou através dele. Se nada dentro de você permanecer rígido, as coisas externas se revelarão.

Esvazie sua mente, seja sem forma. Sem forma, como água. Se você colocar água em uma xícara, ela se tornará a xícara. Você coloca água em uma garrafa e ela se torna a garrafa. Você coloca em um bule, ele se torna o bule. Agora, a água pode fluir ou pode quebrar. Seja água meu amigo.”

Como funciona a meditação na água?

No Caminho do Curso de Água taoísta, a meditação na água é feita aquietando a mente e tornando-se internamente consciente. É uma meditação baseada em energia que usa a consciência para lavar o que está energeticamente preso dentro de nossos corpos. Na meditação na água, despertamos nosso chi (qi, ou energia vital), permitindo que ele flua de maneira saudável.

A constrição do chi é responsável por muitos problemas de saúde que enfraquecem nossos órgãos e causam dor em nosso corpo. Por meio da prática regular, podemos desenvolver uma saúde ótima.

A doçura de tudo isso pode estar no fato de que uma prática de meditação na água pode ser transferida de nossas esteiras de meditação para nossa vida diária. Isso se manifesta como a capacidade de fluir com o que é e dissolver tudo o que é colocado em nosso caminho com relativa facilidade.

Por meio de uma prática taoísta de meditação na água mantida regularmente, somos capazes de:

  1. Libere traumas (mentais e físicos).
  2. Integre corpo, mente e alma.
  3. Acalme a mente.
  4. Aliviar estresse.
  5. Tenha mais energia.
  6. Promova o domínio interno.
  7. Elimine as doenças do corpo.
  8. Relaxe nosso sistema nervoso.
  9. Reverter / retardar o processo de envelhecimento.
  10. Abra-se para a vida.
  11. Torne-se mais adaptável.
  12. Torne-se mais produtivo.

Por que a meditação na água?

Praticar meditação na água é bastante simples. Assim como outras meditações, o método da água ajuda a melhorar o foco, a concentração e a promover estados mentais saudáveis. Um bônus da meditação na água é que ela também nos conecta ao nosso corpo e à energia vital dentro dele. Comparado com outras meditações; o método da água nos faz sentir mais saudáveis, mais revitalizados e cheios de energia.

Como aprender o método da água?

Na era atual da tecnologia, a meditação se tornou acessível às massas por meio de uma variedade de meios, como vídeos, aplicativos, guias e cursos online, fóruns, mídia social e outros materiais.

Nosso alcance é maior do que nunca, onde em um ponto no tempo tivemos que ser devotados e afortunados o suficiente para romper com nossa vida diária em busca de mestres para nos ensinar. Agora, esses mestres estão apenas a uma pesquisa do Google de distância.

É possível aprender o método da água do Caminho do Curso de Água taoísta viajando para regiões remotas da China para praticar com professores de linhagens tradicionais.

Embora alguns ocidentais tenham feito isso, presumo que não seja possível para a maioria de nós. Felizmente, aqueles ocidentais que fizeram a jornada tendem a voltar para casa como detentores da linhagem iniciada – ensinando essas práticas antigas para o resto de nós.

Embora seja fácil atirar uma pedra e atingir um estúdio de ioga ou saber quais grupos de meditação budista estão atualmente presentes em nossa cidade ou vila, encontrar um lugar ou pessoa que ofereça práticas espirituais chinesas clássicas pode parecer um pouco difícil e fora do caminho mais conhecido.

Para localizar alguém que ensina o método da água, pode-se perguntar ou ficar agradavelmente surpreso ao pesquisar na Internet os professores locais de Qi Gong.

Qi Gong é um sistema holístico de práticas enraizadas na antiga medicina chinesa que ensina movimento, respiração e meditação para cultivar e equilibrar o qi (ou chi, força vital, energia interior). Os instrutores de Qi Gong são conhecidos por oferecer meditações na água, por classe e com hora marcada.

Se as opções acima não forem uma opção para você, ou se você for um buscador espiritual solitário, existem muitos livros sobre o assunto também. Abaixo, listei 4 livros principais que servem tanto para o iniciante quanto para o praticante contínuo.

Como fazer uma meditação na água?

Aqui está um script gratuito de meditação na água para todos.

Para praticar a meditação na água, podemos sentar ou ficar em pé; de preferência em um local tranquilo e confortável.

Começamos fechando nossos olhos. Agora, reservamos alguns momentos para clarear nossas mentes e nos conectar com nossa respiração. Diferentemente de outras formas de meditação, na meditação na água, queremos respirar pela parte inferior do abdome. No taoísmo e no Qi Gong, essa região é chamada de “dantian inferior”.

Em seguida, colocamos nossa consciência no topo de nossa cabeça, na coroa; familiarizando-nos com o que sentimos, ou sentimos, com nossa consciência.

Novamente, como um lembrete amigável, é importante que exploremos nossos corpos com nossa consciência e não com nossas mentes lógicas e racionais. Em outras palavras, não “pense” sobre isso, mas “sinta”.

Do topo da cabeça, passamos para a testa, olhos, orelhas, nariz, nuca, mandíbula, língua, boca, pescoço, garganta, ombros.

Sentimos as sensações, pensamentos, qualidades, emoções, estados. Tomamos consciência de nossa vida interna.

À medida que descemos por todo o corpo, sentimos nossos bloqueios de tensão e estresse e os eliminamos com nossa consciência. Empurrando qualquer coisa que esteja nos bloqueando de cima para baixo.

Passamos para as axilas, tórax, parte superior das costas, braços, costelas, cotovelos, pulmões, parte inferior da barriga, parte inferior das costas.

Nós liberamos a tensão, lavando-a com consciência.

Nós nos movemos para nossos quadris, pélvis, nossas mãos, coxas, isquiotibiais, dedos, joelhos, canelas, panturrilhas, tornozelos, pés, dedos dos pés.

É importante que façamos isso com facilidade. Na meditação na água, agimos como a água: fluindo sem luta; suave, permitindo, sem ficar preso a nada.

Por último, abrimos nossos olhos lentamente.

Antes de nos levantarmos e seguirmos em frente, queremos alguns momentos para nos familiarizarmos com o que nos rodeia.

Depois de nossa primeira tentativa, se sentirmos que não fomos capazes de nos aprofundar o suficiente dentro de nós mesmos, tudo bem. Com uma prática regular e repetitiva de meditação na água, somos capazes de penetrar nas camadas mais profundas a cada sessão.

Apenas continue assim.

Pensamentos finais

O Taoísmo sempre foi um dos caminhos menos conhecidos da espiritualidade oriental, sendo um dos mais ricos em filosofia e fecundo de práticas. Sem dúvida, inspirou e deixou sua marca no “pensamento oriental” como um todo.

Ao mesmo tempo, o Caminho do Curso de Água era aparentemente esotérico, hoje em dia está mais presente para nós do que nunca. É minha sincera esperança que os pesquisadores que lêem isto se aprofundem mais nas filosofias de Lao Tzu e do Tao – bem como nas práticas de meditação na água, para pelo menos adotar alguns aspectos delas em nossas rotinas diárias.

 

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