O que é uma oração meditativa?

PRESENTE GRATUITO: Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma SÉRIE DE AULAS 100% ONLINE E GRATUITAS... A MISSÃO ESPIRITUAL DE CADA SIGNO<<<

A Bíblia nos instrui a meditar na Palavra de Deus – o faz pelo menos 20 vezes, na verdade. Meditar e ruminar na Palavra de Deus nos aproxima do entendimento da verdade nas escrituras. Mas oração e meditação, embora intimamente relacionadas, não são a mesma coisa – então, o que é uma oração meditativa?

Oração Meditativa Explicada

Achei o parágrafo introdutório deste artigo bastante impressionante em resumir sucintamente a diferença entre escritura, meditação e oração. Parafrasear:

Deus fala conosco por meio das Escrituras, falamos com Deus por meio da oração e a meditação nos ajuda a ser mais receptivos às primeiras e melhor preparados para as segundas.

A oração meditativa combina a natureza preparatória da meditação com a comunicação com Deus da oração. Pensamos profundamente em uma passagem específica ou Palavra de Deus como meio de oração. Você pode até mesmo dividir a sessão, em que medita intensamente e, em seguida, termine com uma oração.

Isso, é claro, pode ser mais fácil dizer do que fazer. Existem muitas maneiras de realizar uma oração meditativa, mas aqui estão duas que considero pessoalmente gratificantes.

O primeiro método pode ser feito em qualquer lugar silencioso que você encontrar:

  1. Encontre uma passagem na qual você gostaria de meditar.
  2. Leia várias vezes – pelo menos três – para que as palavras realmente penetrem.
  3. Medite sobre o que você está lendo. Concentre-se nisso.
  4. Continue lendo ou deixe o livro de lado e continue a repetir a passagem. Você pode fazer isso internamente, em seus pensamentos ou em voz alta. De qualquer forma, as palavras e seu significado são as únicas coisas em sua mente. Deixe outros pensamentos ou distrações passarem por você; não dê atenção a eles.
  5. Escreva todos os bons pensamentos e significados que encontrou.
  6. Graças a Deus.

Este é um método simples, que usa técnicas meditativas muito tradicionais de foco extremo e clareza mental.

Antes de continuar, escrevi um artigo sobre a prática da meditação contemplativa. Certifique-se de ler atentamente!

Outro método que considero particularmente esclarecedor é descrito neste artigo pela International House of Prayer. Vou parafrasear aqui por conveniência.

  1. Leia um versículo várias vezes, prestando muita atenção às palavras e frases-chave. Observe as palavras específicas e sua ênfase, como isso afeta o significado do versículo.
  2. Escreva o versículo repetidamente. Mantenha a Bíblia fechada para não se distrair com outras palavras. Escrever o versículo de memória ajudará a focalizá-lo nas próprias palavras e em seu significado.
  3. Diga o versículo alto o suficiente para você ouvir. Repita como um mantra. Descubra a ênfase de diferentes palavras e como elas fazem você se sentir.
  4. Cante o verso! A música é um dos maiores dons concedidos à humanidade, e cantar ativa diferentes partes de nosso cérebro e espírito para nossas palavras faladas.
  5. Finalmente, ore o versículo. Quando você repete um versículo com fé e convicção, você está falando com Deus – e como eu indiquei no início, falar com Deus é orar.

Meditação tem tudo a ver com concentrar nossos pensamentos e alcançar um estado de clareza interior. Quando meditamos na Palavra de Deus, alcançamos uma maior compreensão do significado da escritura e uma melhor conexão com Deus e Seu amor.

Pensamentos finais

Em nossas vidas ocupadas, pode ser fácil perder de vista nossa fé e nosso entendimento da Palavra. Uma oração meditativa nos ajuda a recuperar o insight perdido, renovar nossa fé e reafirmar nossa crença. Por meio da meditação, podemos falar com Deus de maneira mais eficaz e em um nível mais profundo do que jamais imaginamos ser possível.

Agora que você sabe o que é uma oração meditativa, experimente. Apenas 30 minutos do seu dia podem trazê-lo mais perto de Deus do que nunca.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!