Meditação 101

O que é uma oração meditativa?

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

A Bíblia nos instrui a meditar na Palavra de Deus – o faz pelo menos 20 vezes, na verdade. Meditar e ruminar na Palavra de Deus nos aproxima do entendimento da verdade nas escrituras. Mas oração e meditação, embora intimamente relacionadas, não são a mesma coisa – então, o que é uma oração meditativa?

Oração Meditativa Explicada

Achei o parágrafo introdutório deste artigo bastante impressionante em resumir sucintamente a diferença entre escritura, meditação e oração. Parafrasear:

Deus fala conosco por meio das Escrituras, falamos com Deus por meio da oração e a meditação nos ajuda a ser mais receptivos às primeiras e melhor preparados para as segundas.

A oração meditativa combina a natureza preparatória da meditação com a comunicação com Deus da oração. Pensamos profundamente em uma passagem específica ou Palavra de Deus como meio de oração. Você pode até mesmo dividir a sessão, em que medita intensamente e, em seguida, termine com uma oração.

Isso, é claro, pode ser mais fácil dizer do que fazer. Existem muitas maneiras de realizar uma oração meditativa, mas aqui estão duas que considero pessoalmente gratificantes.

O primeiro método pode ser feito em qualquer lugar silencioso que você encontrar:

  1. Encontre uma passagem na qual você gostaria de meditar.
  2. Leia várias vezes – pelo menos três – para que as palavras realmente penetrem.
  3. Medite sobre o que você está lendo. Concentre-se nisso.
  4. Continue lendo ou deixe o livro de lado e continue a repetir a passagem. Você pode fazer isso internamente, em seus pensamentos ou em voz alta. De qualquer forma, as palavras e seu significado são as únicas coisas em sua mente. Deixe outros pensamentos ou distrações passarem por você; não dê atenção a eles.
  5. Escreva todos os bons pensamentos e significados que encontrou.
  6. Graças a Deus.

Este é um método simples, que usa técnicas meditativas muito tradicionais de foco extremo e clareza mental.

Antes de continuar, escrevi um artigo sobre a prática da meditação contemplativa. Certifique-se de ler atentamente!

Outro método que considero particularmente esclarecedor é descrito neste artigo pela International House of Prayer. Vou parafrasear aqui por conveniência.

Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada
  1. Leia um versículo várias vezes, prestando muita atenção às palavras e frases-chave. Observe as palavras específicas e sua ênfase, como isso afeta o significado do versículo.
  2. Escreva o versículo repetidamente. Mantenha a Bíblia fechada para não se distrair com outras palavras. Escrever o versículo de memória ajudará a focalizá-lo nas próprias palavras e em seu significado.
  3. Diga o versículo alto o suficiente para você ouvir. Repita como um mantra. Descubra a ênfase de diferentes palavras e como elas fazem você se sentir.
  4. Cante o verso! A música é um dos maiores dons concedidos à humanidade, e cantar ativa diferentes partes de nosso cérebro e espírito para nossas palavras faladas.
  5. Finalmente, ore o versículo. Quando você repete um versículo com fé e convicção, você está falando com Deus – e como eu indiquei no início, falar com Deus é orar.

Meditação tem tudo a ver com concentrar nossos pensamentos e alcançar um estado de clareza interior. Quando meditamos na Palavra de Deus, alcançamos uma maior compreensão do significado da escritura e uma melhor conexão com Deus e Seu amor.

Pensamentos finais

Em nossas vidas ocupadas, pode ser fácil perder de vista nossa fé e nosso entendimento da Palavra. Uma oração meditativa nos ajuda a recuperar o insight perdido, renovar nossa fé e reafirmar nossa crença. Por meio da meditação, podemos falar com Deus de maneira mais eficaz e em um nível mais profundo do que jamais imaginamos ser possível.

Agora que você sabe o que é uma oração meditativa, experimente. Apenas 30 minutos do seu dia podem trazê-lo mais perto de Deus do que nunca.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
x