Como meditar e falar com Deus?

PRESENTE GRATUITO: Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma SÉRIE DE AULAS 100% ONLINE E GRATUITAS... A MISSÃO ESPIRITUAL DE CADA SIGNO<<<

Como meditar e falar com Deus não é abordado de forma tão explícita. Certamente há muita menção de oração, arrependimento, confissão e assim por diante.

Mas a meditação em si só é mencionada de passagem, e as palavras hebraicas originais usadas também podem ser traduzidas como “proferir, gemer ou ponderar” ou “ensaiar mentalmente ou contemplar”.

Não costumamos associar meditação com cristianismo. Em vez disso, muitas vezes pensamos que é quase exclusivamente a competência das religiões orientais.

Porém, este não é o caso. A Bíblia instrui especificamente os leitores a meditar – meditar e meditar são mencionados cerca de vinte vezes, como em Josué 1: 8: “Deus diz para meditar na Sua palavra dia e noite para que a obedeçamos”.

Também sugiro que você leia meu artigo sobre a prática da meditação contemplativa.

Índice:

Então, de onde realmente vêm as práticas meditativas no Cristianismo, senão do Livro Sagrado?

Uma forma de meditação cristã aparece pela primeira vez no século 4, conhecida como lectio divina, ou “ leitura sagrada ”. Era popular nas igrejas monásticas durante o período como uma forma de meditar e falar com Deus; de obter uma visão mais profunda das escrituras e seus ensinamentos. Possui quatro etapas;

  • Leitura (lectio), em que você encontra uma passagem e a lê deliberadamente
  • Meditação discursiva (meditatio), em que você pondera o texto que lê
  • Oração efetiva (oratio), onde você fala com Deus sobre a leitura, pedindo que Ele revele sua verdade
  • E finalmente a contemplação (contemplatio), simplesmente repousar na presença do Senhor.

A lectio divina tem desfrutado de diferentes níveis de popularidade ao longo dos anos. A década de 1970 viu um ressurgimento particular como a “oração de Jesus”, com a prática sendo dividida em etapas simples de seguir, em vez de um amplo conjunto de conceitos. Hoje, com a ascensão da Meditação Transcendental na Nova Era, a Meditação Cristã tem visto uma vida renovada como uma alternativa distintamente Cristã.

A Meditação Cristã e a Meditação Transcendental são muito diferentes, mas também compartilham semelhanças importantes. A principal diferença, sem surpresa, é a religião subjacente.

Embora muitos praticantes da Nova Era ajam como se a MT fosse secular, ela é oficialmente reconhecida como religião hindu. Suas práticas, ensinamentos e filosofias derivam da religião hindu, e seus iogues são classificados de acordo com a religião hindu.

Eles são semelhantes quando alcançam o mesmo nível de foco interior e clareza mental. Esse enfoque é essencial em como meditar e falar com Deus e é freqüentemente mencionado na Bíblia.

Devemos nos concentrar na palavra de Deus para entendê-la verdadeiramente, e a meditação é a forma perfeita de alcançar a clareza de pensamento necessária para receber a palavra de Deus.

Essas 20 menções à meditação que mencionei acima estão sempre associadas aos benefícios e recompensas de dedicar esse foco à palavra de Deus repetidamente em nossas vidas.

Oração de Jesus: Como Meditar e Falar com Deus

Portanto, a meditação é parte da Bíblia e parte de como Deus instrui seus seguidores a conversar com ele. Como realmente fazemos isso? Você pode seguir os passos da lectio divina mencionados acima, mas para uma sessão mais simples – embora não menos espiritual – você pode simplesmente seguir estes passos simples.

  • Procure um lugar tranquilo.
  • Sente-se em uma posição confortável e ereta. Permaneça o mais imóvel possível.
  • Pense na Palavra de Deus – qualquer frase ou comando, ou mesmo apenas uma palavra no singular como “Jesus”. Reflita sobre isso com fé e amor.
  • Volte à sua palavra ou frase sempre que outros pensamentos ou imagens passarem por sua mente. Deixe-os passar por você.

Técnicas de meditação de Jesus

Use sons gravados da natureza, ou meditação guiada, para alcançar mais facilmente estados de foco na Palavra de Deus. Sinta-se à vontade para falar a Palavra de Deus em voz alta, ou mesmo cantá-la enquanto medita, para chamar a atenção. A meditação cristã não precisa ser realizada em silêncio ou com cânticos.

Conclusão

Embora seja incomum associar o Cristianismo à Meditação, na verdade é uma parte importante de como Deus pretendia que nos comunicássemos com Ele e entendêssemos Sua palavra.

Quando sabemos como meditar e falar com Deus, alcançamos uma maior compreensão não apenas dos ensinamentos das escrituras, mas de nós mesmos e do mundo ao nosso redor.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!