10 benefícios surpreendentes de mindfulness

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Existem muitos benefícios fantásticos de atenção plena. Estar em um estado consciente exige algum esforço e algum tempo, mas traz alguns benefícios inimagináveis. Mindfulness é uma das práticas de meditação mais simples.

Isso pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar. Simplesmente escolha um sentimento, sensação ou ação e concentre sua atenção nisso.

A forma mais simples é a respiração atenta – concentrar-se na sensação de inspirar, prendê-la e liberá-la. A ascensão e queda do seu peito. Seus pulmões se enchendo e esvaziando. O ar entrando e saindo de sua passagem nasal.

Mas você pode estar atento a tudo, até mesmo a comer. Apenas focar em algo no “agora”, no momento bem presente, é o suficiente para praticar a atenção plena.

Vamos entrar nisso. Aqui está minha lista de benefícios da atenção plena para convencê-lo a começar a praticar hoje.

Benefícios incríveis de mindfulness que você não deve perder!

Níveis mais baixos de estresse, sono melhor, uma excelente ferramenta para controle de peso e mais fácil de controlar a dor crônica … Esses são apenas alguns de todos os benefícios que vêm com um estado consciente.

Níveis de estresse mais baixos

Os níveis de estresse na população em geral parecem estar aumentando. Todos estão sempre conectados online, acessíveis, apressados ​​e impacientes. A necessidade de nos protegermos de problemas relacionados ao estresse aumenta a cada dia.

Uma revisão de quase 50 ensaios clínicos descobriu que a meditação da atenção plena mostra “pequenas melhorias no estresse / angústia e no componente de saúde mental da qualidade de vida relacionada à saúde”. Outro descobriu que a atenção reduz a quantidade de cortisol, o hormônio do estresse, que o corpo produz.

Maior capacidade de atenção

Mesmo um breve treinamento de meditação pode trazer benefícios. Depois de apenas quatro dias de treinamento de meditação, os pesquisadores descobriram que os participantes eram mais capazes de manter a atenção. A memória de trabalho, a função executiva e o processamento visual-espacial também foram melhorados de forma mensurável no mesmo período.

Melhor sono e padrões de sono melhorados

Uma boa noite de sono é uma das coisas mais importantes para uma boa saúde geral. Um sono reparador melhora o humor e a concentração e até ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Nós curamos quando dormimos – ou pelo menos, dormimos bem.

A atenção plena ajuda a ter uma noite de sono melhor. Ganhos significativos de curto prazo na qualidade do sono foram observados em pessoas que começaram a praticar mindfulness. Essas melhorias na qualidade do sono levam naturalmente a uma diminuição dos efeitos negativos do sono insatisfatório, o que pode afetar significativamente a qualidade de vida.

Mais fácil de atingir metas de perda de peso

Estudos clínicos demonstraram que a atenção plena pode ser uma boa ferramenta para controle e perda de peso. Um estudo com mulheres com sobrepeso e obesas descobriu que a atenção plena, principalmente a alimentação consciente, ajudou a estabilizar o peso e prevenir o conhecido efeito “iô-iô” da dieta. Outros estudos sugeriram que comer uma proporção das refeições com atenção pode ajudar a reduzir o estresse e as tendências alimentares e ajudar nos esforços para perder peso.

Ajuda os idosos a se sentirem menos solitários

A solidão em idosos leva a muitos problemas, como depressão. Isso, por sua vez, pode tornar muitas outras condições que eles podem enfrentar ainda piores, resultando em uma tempestade perfeita de problemas de saúde e negatividade.

Felizmente, estudos mostram que um programa de redução do estresse baseado em mindfulness (MBSR) de 8 semanas reduz a solidão e, portanto, a expressão do gene pró-inflamatório relacionado, em adultos mais velhos.

Limpe os pensamentos negativos

Ficar sentado no trabalho o dia todo não é bom para sua saúde física ou mental. Os benefícios positivos de simplesmente dar uma caminhada a cada poucas horas estão bem documentados.

Menos conhecidos são os estudos que sugerem que adicionar atenção plena à caminhada, ou ao dia em geral, também ajudará a melhorar o humor e a limpar pensamentos negativos durante dias agitados de trabalho.

Ajude a controlar a dor crônica

Centenas de milhões de pessoas experimentam dores crônicas todos os dias. Existem muitas doenças, lesões e condições que levam a isso. O controle da dor sem medicamentos é um tópico de pesquisa crescente, à medida que os países buscam se salvar do aumento da dependência de opióides em seu povo. Constatou-se que a atenção plena é uma dessas ferramentas que pode ajudar a controlar a dor crônica sem a necessidade de medicação constante.

Ajude a prevenir a recaída da depressão

A terapia cognitiva baseada na atenção plena (MBCT) é uma ferramenta usada para combater a depressão e prevenir a recaída da depressão. Como a maioria das doenças, as pessoas que sofrem de transtorno depressivo maior podem ter uma recaída mesmo após um tratamento bem-sucedido. O MBCT ajuda a prevenir a ocorrência dessas recaídas, mantendo as pessoas com um humor mais saudável e elevado.

Baixa ansiedade

Talvez um dos resultados mais bem documentados e conhecidos da atenção plena seja sua capacidade de reduzir a ansiedade. Onde o estresse é geralmente uma resposta a uma situação específica, a ansiedade é mais um sentimento generalizado de mal-estar sem uma causa específica. A atenção plena nos ajuda a remover pensamentos negativos e estresse, o que, por sua vez, leva a níveis mais baixos de ansiedade.

Faça seu cérebro crescer

Um resultado surpreendente – mas bem-vindo – da atenção plena parece ser que ela pode aumentar a quantidade de massa cinzenta no cérebro. Pesquisas descobriram que aumentos na concentração de matéria cinzenta ocorreram no hipocampo esquerdo, córtex cingulado posterior, junção temporoparietal e cerebelo. Essas regiões do cérebro estão envolvidas nos processos de memória e aprendizagem, regulação da emoção, processamento autorreferencial e tomada de perspectiva.

Pensamentos finais

Leva apenas alguns minutos por dia para praticar a atenção plena. Você não precisa de ferramentas, mantras ou sistemas especiais – apenas uma sensação na qual você pode se agarrar e se concentrar. Mindfulness significa estar no exato momento presente, sem se preocupar com o passado ou antecipar ansiosamente o futuro.

Mas com apenas alguns momentos por dia, você pode melhorar seu humor, seu bem-estar físico e mental e sua saúde. Isso não vale alguns minutos do seu tempo?

 

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