Como se conectar com Deus por meio da meditação?

PRESENTE GRATUITO: Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma SÉRIE DE AULAS 100% ONLINE E GRATUITAS... A MISSÃO ESPIRITUAL DE CADA SIGNO<<<

Não deixe o título assustar você … este artigo não é secular. É sobre meditação. Alguns de vocês podem acreditar em deus (es), alguns de vocês podem ser ateus e alguns de vocês podem estar em algum lugar entre eles. Para aqueles que acreditam em um poder superior, este artigo é intitulado: Como se conectar com Deus através da meditação.

Muitas religiões importantes proíbem ou recomendam a meditação como meio de crescimento espiritual ou conexão com um poder superior. Oração e reflexão são uma característica de religiões ainda menos conhecidas, como o Baha’i.

O fato de que a meditação é algo que todas as religiões compartilham, me leva a pensar que há benefícios além do que a ciência provou. A questão não é tanto como se conectar com Deus por meio da meditação, mas como não entrar no cosmos maior e no propósito superior quando estamos meditando.

Quando nossa mente está pura e conectada a um ponto focal, por um certo tempo a cada dia (ou tantas vezes quanto podemos nos comprometer regularmente), é mais provável que desfrutemos de um fluxo regular em nossa vida. Eu acredito que a mente é ilimitada e através da prática regular somos fornecidos com uma porta para isso.

A meditação é um ritual. A oração também é um ritual, sendo esta a explicação comum de como se conectar com Deus por meio da meditação. Mas é importante perceber que quando embarcamos em um ritual, seja escovar os dentes, fazer uma sessão de ioga, fazer uma xícara de chá ou orar, nossa mente sempre fica focada e calma.

Não se esqueça de verificar meu artigo sobre a Meditação Contemplativa.

O tempo regular, sem perturbações, meditando ou orando, se você preferir o rótulo, também pode servir para nos amarrar a uma âncora emocional que pode ser útil durante os períodos agitados de nosso dia também.

Mas a questão permanece: como se conectar com Deus por meio da meditação?

Como cristão, você pode escolher fazer das escrituras cristãs o ponto focal durante suas sessões de meditação. A paz e a serenidade que isso traz provavelmente o afetarão positivamente no decorrer de seu dia desafiador. Isso lhe trará conforto. Meditando nas escrituras cristãs, cria-se espaço suficiente na mente para lidar com os estressores diários.

Eu também acredito que é perfeitamente possível viver com os valores cristãos enquanto empreende um dos muitos programas de meditação dedicados por aí, como o Headspace.

O fato de os exercícios no Headspace serem baseados nas tradições budistas não importa um jota – a religião nunca é mencionada de qualquer maneira – tem tudo a ver com melhorar a qualidade da experiência de vida de uma pessoa. Isso deve ressoar fortemente com os valores cristãos e fornecer alguma estrutura ao procurar estabelecer como se conectar com Deus por meio da meditação.

Fora dos aplicativos de meditação, os cristãos podem escolher meditar por meio da oração, cantando hinos ou escrevendo e recitando versos da Bíblia.

Alguns praticantes de meditação cristã falam em preencher a mente, em vez de esvaziá-la e, embora isso possa parecer ir contra a apreensão geral de esvaziar a mente, outros podem apontar que é fútil tentar ‘esvaziar’ a mente em qualquer caso .

Talvez o objetivo principal da meditação cristã seja fortalecer os fundamentos da palavra de suas escrituras e ensinamentos. Nesse sentido, talvez a meditação cristã seja mais semelhante a afirmações gerais que buscam estabelecer redes de hábitos positivos na mente.

Para os cristãos, os momentos de meditação formal também podem ser um momento para dar foco à oração. Embora haja vários exemplos compartilhados de oração, como a Oração do Senhor, os cristãos também são incentivados a se comunicarem diretamente com seu deus. O tempo sentado em silêncio por 10 minutos ou mais é uma oportunidade ideal para fazer uma transmissão desta forma.

As igrejas e catedrais têm um papel proeminente na cultura cristã e, embora possam ser locais ideais para meditação, o praticante também deve ser capaz de absorver com sucesso as perturbações ambientais. Tudo o que é realmente necessário é um local onde alguém possa ficar sozinho durante todo o tempo.

Nenhuma religião detém o monopólio das boas práticas de meditação. As religiões podem aprender umas com as outras quando se trata de metodologias para melhorar a qualidade de vida de uma pessoa por meio da meditação.

Quando se trata de se conectar com Deus por meio da meditação, o ponto focal da meditação pode ser qualquer coisa que você deseje; o sol, a terra, um deus ou uma oração – cada um resultará no mesmo resultado, que é a cessação de pensamentos espúrios. Todos nós podemos nos beneficiar aquietando a mente.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!