Como fazer uma meditação cristã para a ansiedade?

Você está preocupado e ansioso com algo acontecendo em sua vida agora? Você se sente desesperado ou desanimado? Os cuidados desta vida chegaram ao ponto de oprimi-lo? Você se pergunta se uma meditação cristã para ansiedade poderia ajudá-lo?

Hoje, quero que exploremos o tópico da oração e, especificamente, como a oração pode ser benéfica para aqueles de nós que sofrem de estresse e ansiedade. No final, estarei nos conduzindo por meio de uma oração de reflexão sobre a obra de Deus e Seu poder sobre as coisas que tememos.

Vamos considerar como podemos lançar nossos fardos sobre o Senhor e confiar que Ele nos dará a força de que precisamos para seguir em frente.

Antes de continuarmos, sugiro que você leia o artigo detalhado sobre a meditação contemplativa.

Uma introdução a uma meditação cristã para ansiedade

Como católicos, o conceito de oração é familiar para nós. Desde as orações congregacionais e canções da missa até a oração do rosário, a oração é um elemento significativo da fé católica.

Mas a oração vai muito além do que experimentamos nessas formas. Ele pode e deve permear nossas vidas à medida que intercedemos pelos outros e apresentamos nossos próprios pedidos.

O Apóstolo Paulo, em sua carta aos Romanos, disse: “Alegrai-vos na vossa esperança, sê paciente na tribulação, sê constante na oração” (RSV). A oração deve ser mais do que simplesmente o que fazemos quando os tempos são difíceis ou quando estamos assistindo à missa. A oração é algo de que podemos participar continuamente.

Isso é ilustrado de maneira mais pungente nos Salmos, que são orações colocadas em forma de música. O rei Davi e os outros salmistas freqüentemente apresentavam seus pedidos ao Senhor e buscavam Seu consolo em tempos de angústia. Veremos alguns desses exemplos um pouco mais adiante.

Por causa da nossa fé em Jesus Cristo, temos acesso ao trono de Deus, diante do qual podemos ir para pedir ajuda, conforto ou mesmo simplesmente estar em Sua presença.

Hebreus 4: 15-16 nos diz por que isso é possível: “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas um que em todos os aspectos foi tentado como nós, mas sem pecado.

Aproximemo-nos então com confiança do trono da graça, para que possamos receber misericórdia e encontrar graça para socorro em tempos de necessidade. ” Cristo intercede por nós diante do trono de Deus, e Sua obra na Cruz e por meio da Ressurreição proporcionou o caminho para nos aproximarmos pessoalmente de Deus em oração.

Mas o que é oração? De acordo com o dicionário, a oração é “um pedido solene de ajuda ou expressão de agradecimento dirigido a Deus ou um objeto de adoração”. A oração é um ato de adoração profundamente espiritual e uma expressão de nossa gratidão por tudo o que o Senhor fez por nós.

Além disso, a oração traz vários benefícios, não apenas para o nosso bem-estar espiritual, mas também emocional e físico.

Como uma oração cristã nos beneficia

Vamos considerar alguns dos muitos benefícios que podemos obter ao passar tempo em oração.

  1. Desenvolvimento do Caráter – Enquanto oramos, passando tempo em comunhão com Deus e meditando em Suas obras e qualidades divinas, nossas mentes são moldadas para acreditar e saber o que é bom e verdadeiro. E à medida que nossas mentes são moldadas e transformadas, nossas atitudes e comportamentos também começam a mudar.Você já observou que o tipo de pessoa com quem você passa mais tempo é aquele cujas atitudes e ações exercem maior influência sobre você? O mesmo é verdade em nossa vida espiritual. Com quem passamos o tempo influencia nossos pensamentos e até mesmo as escolhas que fazemos.
  2. Confie em Deus – Quando oramos e passamos tempo na presença de Deus, apresentando nossos pedidos a Ele e colocando nossas cargas a Seus pés, também aprendemos a confiar mais Nele. Vemos esse princípio em ação também em nossos relacionamentos humanos. Passamos a confiar em nossos amigos ou outras pessoas importantes, passando tempo com eles e conhecendo-os.O mesmo é verdade quando se trata de nosso relacionamento com o Senhor – confiamos mais em Deus à medida que o conhecemos e passamos mais tempo com ele.
  3. Bem-estar emocional – a oração pode acalmar nossos pensamentos ansiosos e até mesmo nos dar esperança em meio à depressão. Este é um fenômeno que tem sido pesquisado por psicólogos e publicado nos principais artigos de psicologia, mas que tem sido observado por muitas pessoas de fé ao longo dos séculos.
    Os próprios Salmos ilustram a paz e a esperança que advém de passar tempo em oração.
  4. Desenvolvendo o autocontrole – A oração é considerada uma disciplina espiritual por um motivo. Realmente é preciso disciplina para passar tempo em oração de forma consistente.
    E o benefício é que, à medida que você e eu desenvolvemos a disciplina da oração, a prática de fazer isso se torna mais facilmente transferível para outras áreas da vida, especialmente a área do autocontrole.
  5. Saúde Física – A oração também pode beneficiar nosso corpo. A oração e a meditação reduzem o estresse, diminuem a frequência cardíaca e manifestam outras respostas físicas associadas a uma saúde melhor e à redução de doenças.
  6. Coloca Nosso Foco Nos Outros – Outro benefício da oração é que ela tira nosso foco de nós mesmos e de nossas preocupações, ao invés de colocar nossa atenção nas necessidades dos outros, bem como em nosso Criador.Isso proporciona um alívio de nossas próprias preocupações e estresses, mas também nos permite agir com amor para com os outros, cuidando de suas necessidades e preocupações acima das nossas.

Não pode haver dúvida de que a oração é essencial para nosso bem-estar e que o Senhor pode usá-la de maneiras poderosas de cura em nossa vida.

É claro que existem muitas maneiras de incorporar a prática da oração em nossas vidas. Mas eu gostaria de me concentrar em um em particular – meditação. Acredito que essa prática seja muito útil ao sentir ansiedade e preocupação.

A prática da meditação no cristianismo

A meditação, que é em essência reflexão orante, é uma prática fácil de incorporar em sua rotina diária de oração. Inclui o corpo em oração, incorporando técnicas de respiração e um acalmamento do corpo junto com a reflexão sobre versículos da Bíblia.

O benefício de praticar meditação é que ela pode ajudá-lo a se conectar mais com Deus. Vários Salmos falam disso. O Salmo 1: 1-3 articula a ideia de que quem se deleita na Palavra de Deus e nela medita torna-se “como a árvore plantada junto a ribeiros de água, que dá o seu fruto na sua estação, e a sua folha não murcha.

Em tudo o que ele faz, ele prospera ”(RSV). Em outras palavras, quando meditamos nas verdades do caráter e da Palavra de Deus, isso refresca nossa alma e nos dá força para continuar. Assim, podemos prosperar nas coisas que fazemos sem murcharmos de preocupação ou estresse em meio às estações desafiadoras e em constante mudança da vida.

O Salmo 63 também fornece um vislumbre dos benefícios da meditação. O Rei Davi escreveu este Salmo enquanto estava no deserto de Judá, tendo sido essencialmente exilado pelo Rei Saul. Nele, ele conta como ansiava pela presença de Deus, meditando sobre todas as coisas boas que Deus havia feito no passado e como Ele o ajudou e faria justiça no futuro, assim como no passado.

Aqui, aprendemos que meditar nas coisas boas que Deus fez, nas obras incríveis registradas nas Escrituras, tranquiliza nossas mentes e corações atribulados e nos dá esperança para o futuro.

Que coisa maravilhosa de se experimentar, especialmente na vida muitas vezes cansativa que enfrentamos!

Um roteiro de meditação cristã guiada para lidar com a ansiedade

Nos momentos em que enfrento sentimentos de ansiedade e preocupação, percebo que minha alma se sente revigorada e fica mais calma quando penso na bondade de Deus e nas muitas coisas que Ele fez por mim. Acredito que Seu amor e poder são maiores do que o que pode estar me incomodando.

E o mesmo se aplica à sua situação também. O Deus que amamos é maior do que qualquer coisa que possamos enfrentar na vida. E Ele nos ama infinita e incondicionalmente, sempre estando pronto para mostrar Sua presença em nossas vidas.

Reserve algum tempo para meditar nas palavras do Salmo 63 e permita que ele oriente sua oração. Sinta-se à vontade para adicionar pedidos e elogios específicos:

“Ó Deus, tu és o meu Deus; sinceramente te procuro; minha alma tem sede de você;
minha carne desfalece por ti, como em uma terra seca e cansada onde não há água.
Eu olhei para você no santuário, contemplando o seu poder e glória.
Porque o seu amor constante é melhor do que a vida, meus lábios irão elogiá-lo.
Portanto, vou abençoá-lo enquanto eu viver; em seu nome, levantarei minhas mãos.

Senhor, você é meu Deus. Eu me sinto ressecada – com sede e ansiando por ser renovada. Sinto-me paralisado pelas preocupações e cuidados deste mundo. De muitas maneiras, sinto como se estivesse me afogando em ansiedade e medo.

Mas você, Deus, é Aquele que pode saciar minha alma sedenta. Você é aquele que me ama fielmente. Você é o Doador de Vida, e só Você é Aquele que pode me fazer sentir novo e revigorado novamente. É em Sua Presença que sou curado.

Eu te louvo por causa de sua misericórdia abundante e infalível. Enquanto eu estiver vivo, levantarei meu coração, voz e mãos para Te adorar.

“Minha alma se fartará como com comida gordurosa e rica, e minha boca te louvará com lábios alegres,
quando eu me lembrar de você na minha cama e meditar em você nas vigílias da noite;
pois tu tens sido a minha ajuda e à sombra das tuas asas cantarei de alegria.
Minha alma se apega a você; sua mão direita me sustenta. ”

Senhor, você satisfaz todas as minhas necessidades – corpo, alma e mente. Não posso fazer nada menos do que elogiá-lo por tudo o que você fez por mim. Esteja eu acordado ou dormindo, sei que posso descansar sabendo que Você está comigo, mantendo-me seguro em meio a problemas. Protegendo minha alma.

Você me levanta quando a vida me derruba. Você tem sido minha Ajuda e Consolador há muito tempo. Continue a me confortar. Acalme meus medos e pensamentos ansiosos. Ajude-me a me apegar ao Seu amor infalível. Dê-me forças para enfrentar o que quer que venha em meu caminho. Só você é minha força e proteção.

“Mas aqueles que procuram destruir minha vida descerão às profundezas da terra;
eles serão entregues ao poder da espada; eles serão uma porção para os chacais.
Mas o rei se alegrará em Deus; todos os que por ele juram exultar,
porque as bocas dos mentirosos se calarão ”.

Senhor, você está ciente das lutas em minha vida. Você conhece meus medos – sejam encontrados nas dores físicas infligidas por outros ou nos eventos dolorosos e tristezas que têm perturbado minha vida. Você conhece meus pensamentos ansiosos. Você conhece cada um desses inimigos, seja na mente e no coração ou físico.

Guarde meu coração e minha mente. Proteja-me de qualquer coisa que possa me destruir.

Sei que Você buscará justiça em minha vida. Não tenho nada a temer em sua presença. Todos os males e problemas passarão. Todos os inimigos e criadores de problemas desaparecerão. Você é meu refúgio e aquele em quem posso confiar. Salve-me, proteja-me, preencha minha vida com Sua presença forte e reconfortante.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe uma resposta