Posição da mão do Mudra cósmica explicada

PRESENTE GRATUITO: Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma SÉRIE DE AULAS 100% ONLINE E GRATUITAS... A MISSÃO ESPIRITUAL DE CADA SIGNO<<<

Assim como o universo e tudo ao seu redor, seu corpo também é feito de energia. E provavelmente ninguém sabe disso mais do que nós que praticamos meditação e outras técnicas mente-corpo. Se isso soa como você, você pode estar se perguntando como controlar e direcionar o fluxo dessa energia. Desde os tempos antigos, as pessoas nas religiões orientais têm feito exatamente isso por meio do uso de mudra, como o mudra cósmico de mão.

O que é um Mudra?

Um mudra é um gesto simbólico usado nas culturas e religiões dármicas da Índia: hinduísmo, jainismo e budismo. Mudra são mais comumente considerados como gestos de mão e dedo; mas também são usados ​​como um rosto simbólico e gestos de corpo inteiro em práticas rituais, espirituais e artísticas em toda a Ásia.

Por meio de sua ampla variedade de sistemas filosóficos, as pessoas na Índia têm estudado a meditação e a energia do corpo por milhares de anos. Os sistemas de chakras são muito detalhados e muito do que é feito na prática (ioga, meditação ou devocional) parece girar em torno desse conhecimento.

A ideia por trás do mudra é que seu corpo é feito de energia e que você tem “saídas de energia”. Ao formar um mudra de mão, você é capaz de ocultar essa energia, vedando as saídas nas pontas dos dedos. O mudra específico formado ditará as saídas que são seladas, o que ajuda no fluxo de energia interna para fins específicos.

Tal como:

  • Acalmando a mente
  • Concentrando a mente
  • Removendo o medo e outros obstáculos
  • Aterrando-se
  • Emoções estabilizadoras
  • Promovendo o fluxo de sabedoria
  • Relaxando a mente e aliviando o estresse
  • Promover saúde e bem-estar
  • Melhorando o humor
  • Promovendo o despertar espiritual

E para outros propósitos mais esotéricos.

De acordo com o pensamento védico, o universo é composto de cinco elementos. Isso inclui seu corpo. Mudra torna-se ainda mais simbólico se você olhar para cada um dos cinco dedos como uma representação de um desses elementos.

Polegar: Agni ou fogo. Agni representa digestão, visão, etc.

Dedo indicador: Vayu ou ar. Vayu representa pensamentos, emoções, toque e outras sensações no corpo.

Dedo médio: Aakash ou espaço. Aakash representa todas as cavidades do corpo e suas funções, tais como: boca, orelhas, seios da face, etc.

Dedo anelar: Prithvi ou terra. Pritvhi representa pele, unhas, ossos e músculos.

Pinky: Jala ou água. Jala representa o sangue, suor, lágrimas, saliva, urina e outros fluidos corporais.

Por meio da prática do mudra, você pode purificar e equilibrar os cinco elementos dentro de você para promover saúde, bem-estar e meditação.

Zen Budismo e outros usos do Mudra da Mão Cósmica

O Mudra Cósmico é o gesto da mão usado para Zazen (meditação sentada) no Zen Budismo. Embora seja frequentemente considerado um mudra exclusivo do Zen, o mudra de mão cósmico compartilha muitas semelhanças com outro mudra de ioga antigo chamado mudra de mão dhyana.

O mudra de mão dhyana se parece muito com o mudra de mão cósmico e apóia a meditação e promove a concentração. No mudra de mão dhyana, as costas de uma mão repousam sobre a palma da outra, de forma que ambas as palmas fiquem voltadas para cima. Freqüentemente, o círculo é feito com os polegares, como o mudra cósmico da mão, mas às vezes não é.

Fora dos sistemas iogues, o mudra de mão dhyana pode ser visto em outras tradições budistas e é considerado o mesmo mudra que Buda estava usando na época de sua iluminação sob a Árvore Bhodi.

Dhyana se traduz como “meditação”, assim como a palavra “Zen”. É justo que uma religião que se traduz literalmente como “meditação” use o mudra de meditação.

Se você não sabe dizer por seu significado, o Zen é uma escola de meditação do Budismo Mahayana que se originou na China durante a dinastia Tang. Na China, era chamado de “Chan” – Zen sendo a adaptação japonesa, que ainda é infundida com conceitos taoístas chineses, e (principalmente) creditada ao Mestre Dogen: o fundador da linhagem Soto Zen.

O Zen é popular por sua abordagem “Dharma fora dos sutras”. Isso significa que o Zen confia menos nas escrituras e mais nas percepções experienciais e na transmissão face a face transmitida aos alunos pelos mestres zen.

Zazen

Zazen se traduz como “meditação sentada” e é o estilo de meditação que é o núcleo das escolas zen budistas. Zazen também é a prática em que o mudra cósmico de mão é usado.

No Zen Budismo, existem alguns tipos de zazen, que incluem:

  • Koans
  • Concentração
  • E shikantaza

Shikantaza

Shikantza é provavelmente o estilo de zazen mais amplamente praticado. O objetivo do shikantaza é … bem, nenhum objetivo. A própria palavra se traduz literalmente como “apenas sentado”.

Shikantaza é “pensar, não pensar”.

Isso soa completamente contrário a absolutamente tudo. Mas, de alguma forma, o Zen entende os muitos paradoxos e contradições da vida e funciona muito bem para aqueles que buscam a iluminação por meio de seu caminho.

Na meditação Shikantaza não há objeto, nem mesmo a respiração. É uma forma de prática de meditação de “consciência aberta”, onde o praticante abandona seu apego a tudo, até mesmo à mente e ao corpo. Este abandono de todo e qualquer apego o coloca em um estado não dual – apenas descansando na consciência – onde você pode experimentar diretamente sua “verdadeira natureza” ou “iluminação”.

Shikanzta é muito acessível. É praticado em todo o mundo em zendos. Na forma tradicional de prática; você ficaria sentado de frente para uma parede, com as costas eretas, a cabeça ligeiramente inclinada, olhando para baixo e para a frente, com os olhos semicerrados.

Tradicionalmente, o shikantaza é praticado em 20 minutos de “sessões” junto com a meditação andando, entoação do Sutra do Coração, chá, seguido de uma palestra zen.

Cosmic Hand Mudra

O mudra cósmico de mão cria o que se supõe ser um círculo, mas na verdade pode se parecer mais com um oval. A forma circular / oval do mudra cósmico de mão deve simbolizar a plenitude e o vazio de todo o universo, que é um tema central para os ensinamentos zen budistas. Em outras escolas budistas, o círculo representa o fogo que queima as impurezas.

Usar o mudra cósmico de mão na meditação zazen sentado ajuda você a trazer sua atenção para dentro. Este mudra promove a autoconsciência e ajuda você a construir e manter a concentração durante a meditação.

À medida que desenvolve a concentração no zazen, você pode usar o círculo dentro do mudra cósmico da mão para avaliar sua qualidade. O círculo dentro do mudra de mão cósmica começará a entrar em colapso quando sua mente divagar ou ficar sonolenta. Seus polegares começarão a subir quando a mente estiver fora de foco.

Serve como um lembrete para você ajustar sua postura e permanecer alerta.

O mudra cósmico de mão também pode servir como um instrumento para se equilibrar durante a meditação, pois estabiliza a parte inferior do corpo. Também tem outras vantagens físicas, o mudra ajuda a relaxar o corpo e a aliviar a tensão nos ombros.

Nas práticas taoístas e nas formas de zazen; o mudra cósmico da mão auxilia na focalização da energia no hara, o centro da energia (ou chi) do corpo. O hara está localizado no estômago e no abdome e está associado à função dos órgãos dessa área, como o sistema digestivo.

Confira o guia de meditação

Benefícios do The Cosmic Hand Mudra

O mudra cósmico de mão é um mudra ideal para:

  • Promover concentração, atenção plena e cultivar um estado meditativo
  • Facilitando o fluxo de sabedoria e conhecimento
  • Relaxando sua mente
  • Estabilizando seu corpo
  • Relaxando a parte superior do corpo e aliviando a tensão nos ombros
  • Um medidor da qualidade do estado de alerta / concentração
  • Focalizando a energia para dentro
  • Aproveitando a energia no hara
  • Ajudando na digestão

Veja como fazer isso

O mudra cósmico de mão pode ser usado no zazen e em outras meditações também, ou pode ser usado simplesmente quando você estiver sentado.

Você pode começar a praticar o mudra cósmico de mãos embalando sua mão dominante sob a outra mão, com as duas palmas voltadas para cima.

Em seguida, junte as pontas dos dois polegares para formar uma forma “oval”.

Em seguida, coloque as mãos no colo, apoiando o mudra cósmico de mãos contra a barriga, cerca de 1,5 polegada abaixo do umbigo no hara.

Se usar o mudra cósmico de mãos na meditação, você fará seu tempo normal de meditação. Se estiver apenas sentado, é recomendado que você segure o mudra de mão por pelo menos alguns minutos e até quinze minutos para ser o mais produtivo.

Pensamentos finais

Quer o seu objetivo seja equilibrar-se durante a meditação, aliviar a tensão física, permanecer focado ou aproveitar a energia do hará: o mudra de mão cósmico é um mudra de mão simples e popular para apoiar seus esforços.

Os benefícios puramente meditativos e contemplativos do mudra cósmico de mão tornam-no um mudra ideal para ajudá-lo em seu caminho para a iluminação.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!