Presidente do Senado, Pacheco se pronuncia após prisão de deputado a mando de Moraes e deputados…

Presidente do Senado, Pacheco se pronuncia após prisão de deputado a mando de Moraes e deputados agem

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pronunciou-se a respeito da prisão do deputado Daniel Silveira, ordenada por Alexandre de Moraes e referendada por unanimidade pelos ministros do Supremo Tribunal Federal. Pacheco lembrou que “prender ou manter preso alguém antes do julgamento deve continuar a ser tratado como grave exceção”.

Ouça o texto do presidente do Senado:

“A Câmara Federal está acima do ato de um parlamentar; o STF acima de uma decisão específica; e o Estado Democrático de Direito acima de todos.
O caso do deputado Daniel Silveira deve ser resolvido com procedimentos próprios das duas instituições e à luz da Constituição e da Lei.
Atentar contra a Democracia e suas instituições é gravíssimo, sujeito ao crivo ético e judicial. Por outro lado, prender ou manter preso alguém antes do julgamento deve continuar a ser tratado como grave exceção.
Não elevaremos esse episódio a uma crise institucional. Seguimos com as prioridades comuns do Brasil: vacina, auxílio e reformas”.

A deputada federal Paula Belmonte asseverou: “A democracia brasileira é a ditadura dos Deuses de capa preta. Discordar e criticar – sem violência e grosseria – é uma prática salutar dos regimes democráticos. Dito isso, discordo da decisão do STF em decretar a prisão do deputado Daniel Silveira. Não se pode, a pretexto de combater ofensas verbais, cometer ilegalidade jurídica”.

O deputado estadual André Fernandes questionou: “Se criticar Ministro do STF é passível de prisão, me explica porque Ciro Gomes está livre? Dias atrás, Ciro estava ameaçando dar a Bolsonaro, Presidente da República, o mesmo destino de Mussolini (Fuzi**mento)”.

O vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, desabafou: “Sinto meu estômago embrulhado como não sentia há tempos!”.

A jornalista Fernanda Salles comentou: “Na cabeça de Rodrigo Pacheco, o novo presidente do Senado, a prisão arbitrária de um membro do parlamento por perseguição política/ideológica não configura por si só uma crise institucional. A crise, para ele, começa apenas se o parlamento decide defender a vítima”.

O jornalista Ricardo Roveran apontou: “Se a prisão de um parlamentar por ter gravado um vídeo com desabafos não representa uma crise institucional, ou o Rodrigo Pacheco está com o rabo preso no Supremo, ou não está apto ao cargo. Chegamos ao ponto de um ministro discutir “Atos Institucionais” em pleno 2021, como se a possibilidade real existisse. Essa é a desculpa mais IMBECIL que eu já ouvi um magistrado proferir”.

O deputado estadual Márcio Gualberto alertou: “Vamos direto ao ponto: por trás da prisão do deputado federal Daniel Silveira, está a trama ideológica. O STF não é imparcial. Daqui a pouco, as pessoas serão presas por serem cristãs e conservadoras. Estamos no período da perseguição, do cerceamento e da tentativa de intimidação”.

O deputado federal Carlos Jordy acrescentou: “Você pode discordar do que Daniel Silveira defende, do que ele acredita, das ofensas que fez a ministros e do modus operandi por ele executado, mas discordar que a prisão é ilegal é canalhice conveniente. O art. 53, § 2º, fala que deputados só serão presos em flagrante de crime INAFIANÇÁVEL”.

Roberto Jefferson, presidente do PTB, advertiu: “Se os deputados em Plenário chancelarem a prisão arbitrária, ilegal e inconstitucional do deputado Daniel Silveira ordenada pelo STF, podem pedir o boné e irem para suas casas, porque a desmoralização será completa e não serão mais respeitados pela sociedade. Kim Kataguiri chama Bolsonaro de ‘quadrilheiro, corrupto e vagabundo’. Gleisi chama Bolsonaro de “assas*****” na Tribuna do Plenário.
Freixo e outros tantos chamam o presidente de “geno****” (acusação séria e que teria queser provada). Para o STF, é tudo liberdade de expressão”.

O deputado estadual Gilberto Silva, da Paraíba, protestou: “Se a Câmara dos Deputados não decidir hoje sobre a prisão do deputado Daniel, é melhor fechar o executivo e legislativo deixar apenas o STF governar o país com poder absoluto! Eles já estão fazendo isso mesmo julgando, investigando, acusando, executando e legislando!”.
(…)

Inscreva-se em nosso canal para acompanhar todas as transmissões de Jair Bolsonaro, assim como os melhores vídeos sobre temas políticos: http://bit.ly/FolhaPoliticaYoutube
Acesse nosso site para mais informações: http://www.folhapolitica.org

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!