O Guia AZ para Meditação Matinal

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Por muitos anos, fui uma pessoa mal-humorada pela manhã – sempre parecia acordar preocupada. Então descobri a meditação matinal. Eu já meditava há anos, mas resistia à ideia de meditar pela manhã. Talvez por causa do mau humor.

Um dia, tentei uma rotina matinal e nunca mais olhei para trás. Agora, estou realmente ansioso para minha sessão matinal. Eu começo meu dia sentindo-me firme e claro, e levo isso para tudo o que estou fazendo naquele dia.

Eu gostaria de compartilhar com você algumas coisas que aprendi sobre a meditação matinal: como ela funciona, os benefícios incríveis, os tipos que você pode escolher e como aprender mais.
Então vamos!

O que é meditação matinal?

A ideia de começar o dia com meditação é muito antiga. A maioria das tradições de sabedoria ao redor do mundo usa alguma forma de meditação logo pela manhã, para aterrar você e seu dia em plena consciência e contemplação.

Essas práticas tradicionais incluem orações ou cânticos matinais, meditações caminhando na natureza ou meditações sentadas em silêncio para se conectar com sua divindade ou verdadeiro eu.

A meditação matinal teve uma segunda vida nos últimos anos. Com o ritmo acelerado e agitado da vida moderna, muitos de nós buscamos uma maneira de começar nossos dias “como esperamos terminá-los” – com calma, gentileza e clareza.

Não há nada de misterioso sobre o que é a meditação matinal. É exatamente o que parece: praticar alguma forma de meditação ou atenção logo depois de acordar e antes de iniciar as atividades normais do dia.

Por que devo meditar pela manhã?

Então, por que meditar pela manhã, em comparação com qualquer outra hora do dia? Quais são alguns dos benefícios exclusivos de meditar pela manhã?

Incluir a meditação em sua vida diária é uma vantagem, não importa quando você o fizer! Mas, existem algumas coisas sobre as manhãs que são especiais.

  1. A meditação é como um dia de spa para o sistema nervoso. Com a meditação matinal, você começa o dia com uma dose profunda de cura e rejuvenescimento. Você experimentará mais: pensamento holístico, criatividade, concentração, compaixão e objetividade e menos reatividade, julgamento dos outros, ansiedade e depressão.
  2. Ao acordar, você está em um estado especial: aberto, fisicamente relaxado e receptivo. Você experimenta as coisas de uma forma menos filtrada do que em outras horas do dia. Se as primeiras coisas que você lê de manhã são as notícias ou o complexo mundo das mídias sociais, isso pode ser como um ataque ao seu corpo, mente e coração que estão despertando. Por outro lado, quando sua primeira experiência do dia for a meditação, você mergulhará nas energias nutritivas, de ancoragem e de clarificação. As manhãs são preciosas.
  3. Os benefícios da meditação são multiplicados quando você a pratica pela manhã. Você está começando seu dia com paz, com plena consciência, com tranquilidade, com autocuidado. Assim, você trará um gostinho dessas qualidades às coisas do dia a dia – como você come, como reage às pessoas, como fala, como ouve. E, esses efeitos aumentam e se propagam mais à medida que você pratica.
  4. Logo pela manhã, você reconhece e se conecta com um lugar pacífico em você que está sempre lá. Quando seus dias são cheios de tensões e planos, pode ser tão fácil perder esse fato. Começando o dia desta forma, todos os dias, você não pode se afastar tanto da sensação de paz e bem-estar que já está lá dentro de você e sempre.
  5. Quando você começa seu dia com meditação, você se conecta com o seu “ser”, em vez de com o seu “fazer”. Muitos de nós começam o dia pensando em nossa lista de tarefas, preocupações e responsabilidades. Esta é uma maneira estressante de acordar. Todas as suas responsabilidades ainda estarão lá após a meditação. E você estará mais bem preparado para conhecê-los com sabedoria.
  6. A meditação matinal também é ótima por um motivo muito prático: as manhãs geralmente são mais silenciosas do que outras partes do dia. Essa quietude pode ajudá-lo a reconhecer e descansar na quietude dentro de você.
  7. Vai aumentar a sua energia, sem nenhum dos efeitos colaterais da cafeína!

Como aprender a meditação matinal

Como eu começo?

Quer experimentar uma rotina de meditação matinal? Aqui estão algumas primeiras idéias para você.

Como qualquer prática de meditação, é melhor começar aos poucos e com regularidade. Você obterá muito mais com cinco minutos todos os dias, do que 30 minutos de vez em quando. E se você não encontrar tempo para sua prática, você ficará desanimado. Comece pequeno, experimente a prática e cresça.

Portanto, pense em quanto tempo você pode realmente gastar todas as manhãs. Pode levar cinco ou vinte minutos ou mais. Escolha uma hora e um local para meditar a cada dia.

E não cometa o erro de dizer a si mesmo: “Decidirei se medito quando me levantar”. Decida que vai sentar-se todas as manhãs e fazê-lo – não deixe sua mente ter uma opinião!

Aqui está a coisa mais importante – apoiará sua prática e sua motivação. Pense no PORQUE você deseja iniciar uma rotina de meditação matinal. Espero que este artigo lhe dê algumas idéias sobre como isso pode beneficiá-lo. Quando você encontrar o seu “Por quê”, escreva-o. Use-o como um lembrete a qualquer momento, especialmente se sentir que sua intenção está vacilando.

Projetando sua nova prática matinal

Agora você sabe por que deseja meditar de manhã. É para começar o dia menos estressado para o trabalho? Para estar mais presente e tranquilo com seus filhos? Seja qual for o seu “porquê”, ele pode guiá-lo em direção ao tipo de meditação que você escolher.

Você tem muito por onde escolher. Algumas meditações são focadas especialmente no corpo, algumas na mente ou emoções e algumas na própria consciência – tornando-se mais consciente de estar alerta.

E algumas meditações que você pode fazer onde quer que esteja: acordar na cama, fazer o café da manhã ou no trem para o trabalho.

Hoje, não faltam lugares para encontrar práticas:

  • grupos locais e professores perto de onde você mora
  • grupos e recursos online
  • os muitos aplicativos de meditação que surgiram nos últimos anos

Para começar sua prática matinal, recomendo que você escolha três ou quatro tipos para experimentar por algumas semanas. Você pode usar esse tempo como um experimento.

Escolha algumas práticas pelas quais você é naturalmente atraído e também algumas pelas quais você não é. Os que você achar desagradáveis ​​podem surpreendê-lo. E, às vezes, as partes de nós que mais precisam de cura resistirão a uma prática que poderia realmente ajudar. Mantenha a mente e o coração abertos ao escolher suas práticas.

Por exemplo, eu costumava ter uma forte aversão às práticas baseadas no corpo. Fiquei mais atraído por meditações que se concentraram na própria consciência. Mas também achei difícil às vezes me concentrar mentalmente pela manhã. Então, tentei práticas matinais de varredura corporal e descobri que elas realmente funcionaram para mim. Eu me senti mais calmo e conectado por estar em meu corpo, o que ajudou minha mente a se concentrar também.

Tipos de meditação matinal

Existem meditações para cada parte de nossa experiência humana: nossos corpos, mentes, emoções e nosso eu espiritual. Aqui está uma rápida olhada em algumas das práticas mais comumente usadas.

Meditações guiadas ou não guiadas

  • As meditações podem ser guiadas ou não. Práticas guiadas podem ser um ponto de partida útil se você for novo na meditação. O narrador o levará a um espaço tranquilo e relaxante e o guiará por uma prática passo a passo. Geralmente, há momentos em que o narrador fica em silêncio para permitir que você pratique por conta própria. Em seguida, eles voltam para lembrá-lo dos pontos-chave da prática, como observar sua respiração ou conectar-se com seu corpo.
  • As meditações não guiadas geralmente são feitas por conta própria, sem uma gravação. No entanto, alguns aplicativos oferecem meditações, com música de fundo suave ou batidas binaurais, por exemplo (veja o aplicativo Além da meditação Binaural Beats abaixo). Em uma prática não guiada, você pode se concentrar simplesmente na respiração, no silêncio ou na sua sensação de ser.

Meditações de atenção plena

  • O tipo de meditação não guiada que acabei de mencionar é uma prática básica de atenção plena. Uma definição simples, mas completa de atenção plena é: prestar atenção ao momento presente, tão completamente quanto possível, sem julgamento.

Meditações de varredura corporal / incorporação

  • Muitas pessoas gostam de exames corporais ou práticas de incorporação pela manhã. Você pode fazer essa prática enquanto ainda está deitado na cama – embora precise de um pouco mais de atenção para não voltar a dormir! Essas práticas o guiam prestando atenção às diferentes partes do corpo em sequência para ajudá-lo a habitar totalmente o seu corpo.Essas práticas são maravilhosas para deixar sua mente ficar em segundo plano em relação ao seu corpo.

Ou você pode ouvir nosso vídeo:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=0lOmlycfUNY[/embedyt]

Meditações de respiração

  • As meditações respiratórias são outra técnica antiga de meditação. Pode parecer que nada poderia ser mais simples do que observar sua respiração. Mas, se você nunca experimentou, pode se surpreender como é difícil! Depois de pegar o jeito, a meditação da respiração é uma das ferramentas mais poderosas para relaxar o sistema nervoso e tornar-se aterrado.

Meditações ambulantes

  • A meditação caminhando é outra prática clássica para começar o dia. Se você tem um espaço ao ar livre na natureza, tente caminhar calmamente por alguns minutos. Integrar o movimento do corpo à meditação o ajudará a preencher a lacuna entre estar consciente e suas outras atividades diárias.

Meditações de Intenção

  • Eu chamo meditações que invocam certas qualidades ou meditações de intenção de estados. Eles são um pouco diferentes dos outros que mencionei até agora. Você escolhe a qualidade ou atitude que deseja incorporar mais plenamente à sua vida, como gratidão, autoconfiança ou amizade. Essa qualidade se torna o foco de sua meditação.Você sente isso tão plenamente quanto pode, em seu corpo, mente e espírito. O livro “Morning Light”, revisado abaixo, é dedicado a esses tipos de meditações.

Roteiros de meditação matinal

A melhor maneira de aprender é tentando uma meditação matinal! Aqui estão duas meditações pelas quais você pode começar. Escolha o que achar melhor para você e pratique por alguns dias.

Bom dia Body Scan

  • Ao acordar de manhã, não pule da cama. Deite-se em silêncio por alguns minutos com os olhos fechados.
  • Permita que sua atenção escaneie suavemente seu corpo e observe o máximo de sensações físicas que puder. Calor em seu corpo, a maciez das cobertas e travesseiros, o peso em seus braços e pernas.
  • Mergulhe no rico mundo das sensações físicas. Sinta neles, em seu corpo.
  • Se surgirem ideias, planos ou preocupações sobre o seu dia, tudo bem. Apenas deixe-os estar e volte suavemente a sua atenção para sentir as sensações físicas que estão aqui para você.
  • Seja receptivo. Deixe sua atenção se deslocar para os lugares onde as sensações são mais vivas – suas costas, suas mãos, onde quer que estejam.
  • Permita que sua atenção esteja tão totalmente absorvida em seu corpo quanto possível. Não há nenhum lugar para onde correr. Sejam as sensações agradáveis, desagradáveis ​​ou neutras, simplesmente esteja com o que é, com atenção gentil.
  • Aproveite esta prática pelo tempo que desejar. Quando quiser terminar, faça uma pausa para perceber como se sente.
  • Abra os olhos e comece o seu dia.

Uma Manhã Consciente

  • Saia lentamente da cama e encontre um lugar para se sentar.
  • Encontre uma postura sentada que seja confortável e também alerta. Quando estiver acomodado, faça algumas respirações completas e relaxantes, soltando a cada expiração.
  • Nos próximos minutos, seu trabalho é simplesmente estar atento – prestar atenção ao momento presente, tão completamente quanto possível, sem julgamento.
  • Uma base doméstica é realmente útil na prática da atenção plena. O mais comum é a respiração. Sempre que você perceber que não está totalmente atento, volte ao ponto de partida: preste atenção em como sua respiração é sentida em seu corpo.
  • Quando você está atento, seu diálogo interno pode soar mais ou menos assim:
    “Ok, estou confortável, bem, exceto pelo pescoço dolorido. Vou apenas notar como é … Está muito quieto aqui hoje. Tão sossegado … Mais silencioso do que aquela reunião que tenho hoje. Isso vai ser estressante … Ok, estou me afastando do que está acontecendo agora. Isso está ok. Vou voltar a sentir minha respiração agora … ”.
  • Essa é a prática. Se você se afasta do momento presente, do que é aqui e agora, não está fazendo nada de errado. Você percebe, não julgue isso e volte gentilmente a atenção para a respiração.
  • O cerne desta prática é a bondade. Quando você puder ser curioso e gentil sobre tudo o que acontece, incluindo quaisquer distrações, sua prática se aprofundará e crescerá.
  • Aproveite esta prática pelo tempo que desejar. Quando quiser terminar, faça uma pausa para perceber como se sente.
  • Abra os olhos e comece o seu dia.

perguntas frequentes

Posso dormir após a meditação matinal?

Realmente não há certo ou errado na meditação – apenas o que o anima ou aprofunda sua sensação de bem-estar. O objetivo da meditação matinal é começar o dia com experiências e estados positivos e levá-los com você. A maioria das pessoas descobre que adormecer depois de uma prática embota os efeitos e os benefícios. Portanto, adormecer geralmente não é recomendado.

O que é “suco de meditação matinal”?

Suco de beterraba pela manhã? Você nunca pode olhar para trás!

Antes de pular esta pergunta, considere que muitas pessoas estão recorrendo a algum tipo de suco de meditação matinal para iniciar o dia. Esses sucos vão clarear sua mente, limpar seu sistema digestivo e dar-lhe uma sensação de “uau” antes mesmo de você sair pela manhã! Eles estão cheios de antioxidantes, alimento para o cérebro e estimuladores da imunidade.

Alguns ingredientes comuns nesses sucos são beterraba, gengibre, açafrão, suco de laranja e limão.

O Pinterest tem uma seção inteira para esses sucos. Eles são estimulantes e bonitos também. Confira este aqui.

Qual é o melhor aplicativo de meditação matinal?

Além da meditação Binaural Beats Este aplicativo é especializado no uso da ciência do cérebro para apoiar sua meditação. Foi demonstrado que batidas binaurais de diferentes frequências induzem diferentes estados mentais, como calma ou alerta. Você pode ouvir uma série de faixas com batidas binaurais de fundo para diferentes fins ou problemas de saúde, como insônia.

Pare de respirar e pense Você está procurando uma introdução à atenção plena aos adolescentes? Pare, respire e pense é a sua resposta. Tudo sobre o aplicativo, do design aos narradores e tópicos, fala na linguagem dos adolescentes. Os adolescentes podem fazer um “check-in” sobre como estão se sentindo e encontrar práticas curtas e envolventes sobre depressão, gentileza, ansiedade, compaixão e muito mais. PS: Os adultos também adoram!

Posso fazer meditações matinais enquanto estou dirigindo?

Condução e meditação não combinam. A direção precisa de total atenção e alerta, portanto, guarde sua meditação para um tempo e espaço seguros. No entanto, as meditações matinais são uma ótima escolha para o transporte público. Use seu trajeto matinal no ônibus ou trem para praticar a meditação. Chegue ao seu destino tranquilo e feliz!

Devo meditar antes ou depois do café da manhã?

Esta é uma escolha pessoal também. Algumas pessoas se sentem energizadas depois de comer, outras se sentem cansadas. E algumas pessoas podem sentir tanta fome pela manhã que se sentem distraídas durante toda a meditação se precisarem esperar pelo café da manhã! Escolha a hora que lhe parecer mais desperta e sem distrações.

A meditação matinal vai me ajudar a perder peso?

Apenas pode. Há muitas evidências que mostram que as pessoas que meditam regularmente tomam decisões melhores e mais saudáveis. Para muitos de nós, os problemas de peso costumam ser causados ​​por “alimentação estressada”. Eu sei que às vezes como quando me sinto ansiosa, por exemplo. Portanto, se você se sentir mais fundamentado, em paz e bem consigo mesmo por meio de uma prática matinal regular, é muito mais provável que faça melhores escolhas alimentares.

O que, por sua vez, o ajudará a meditar, o que o ajudará a tomar mais decisões acertadas – e assim por diante!

Você sugere meditação matinal para crianças?

Esta é uma ideia fantástica! Existem recursos maravilhosos online com práticas infantis. Aqui estão algumas dicas para atenção plena e crianças:

  1. Mantenha as práticas curtas. Cinco a sete minutos no máximo.
  2. Mantenha-o simples e divertido, como a varredura do corpo de uma criança ou a meditação da felicidade. Não comece o dia com algo que pareça dever de casa!
  3. Pratique com eles. Faça algo de que gostem juntos.
  4. Fale sobre o que vocês dois experimentaram. Se você tiver tempo, faça algo divertido, como desenhar uma imagem sobre o que eles vivenciaram.

Qual é a diferença entre uma meditação matinal e noturna?

Qualquer tipo de meditação pode ser praticada a qualquer hora do dia. Existem duas diferenças principais entre a meditação diurna e noturna:

A prática matinal geralmente tem uma intenção implícita ou explícita de trazer um espaço meditativo para o seu dia. É uma prática do momento presente com um olhar para a frente. As meditações noturnas são essencialmente o oposto – um momento para estar presente e olhar para trás ou deixar o dia ir.

Mencionei antes, há um espaço mental e uma receptividade únicos que você tem pela manhã. Esta é a maior diferença entre os dois momentos de meditação. Você irá “absorver” mais de sua experiência de meditação pela manhã. Isso é especialmente útil se você for novo na meditação. Você terá mais “sensação” de meditação, mais rapidamente.

Pensamentos finais

A meditação matinal pode ser a prática de meditação mais poderosa que você pode iniciar – ou tornar o foco de sua prática de meditação atual.

Dedicar cinco, quinze ou trinta minutos no início do seu dia a si mesmo, à quietude e à atenção plena, mudará o seu dia. Coloque-se em primeiro lugar e todos que você encontrar se beneficiarão dessa escolha.

 

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