De paraíso no Caribe venezuelano a pesadelo violento: conheça Barlovento

A região de Barlovento, no norte da Venezuela, já foi um destino perfeito para férias. As praias paradisíacas e os luxuosos resorts da área faziam com que uma multidão de moradores da capital, Caracas, partisse rumo ao leste, para fugir da agitação da cidade.

Mas, com a crise econômica dos últimos anos, a região foi tomada por gangues violentas. Muitas das casas de praia, que um dia foram luxuosas, hoje estão abandonadas por causa da ameaça do crime.

Fernando Valera é um dos poucos que não desistiu. “Já fui roubado aqui cinco vezes”, diz ele. Como muitos outros que passaram por experiências semelhantes na região, sua família não quer voltar ao lugar que ele um dia sonhou transformar em um lugar de descanso ideal para eles.

Em 2010, ele investiu ali o que recebeu como indenização, quando deixou de trabalhar na indústria têxtil em Caracas. A ideia era curtir a aposentadoria em um lugar onde “se podia esquecer tudo”.

“As coisas estão melhorando porque muitos dos bandidos que invadiram essa área foram eliminados”, diz Valera.

Ele conta que, poucos dias antes da entrevista à BBC News Mundo, o serviço em espanhol da BBC, três supostos criminosos foram mortos pela Força de Ações Especiais da Polícia. 

“Não é que eu esteja feliz que eles sejam eliminados, mas pelo menos espero que haja tranquilidade”, diz Valera sobre os criminosos assassinados.

Confira no vídeo.

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbc.com/portuguese

#BBCNewsBrasil #Venezuela #Barlovento

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!